Acontece Alphavile - 29/10/2012

AUG: Adote Um Gatinho Ong promove adoções e conscientiza sobre a importância da castração e dos cuidados com os felinos

A Organização Não Governamental Adote Um Gatinho trabalha na defesa e proteção dos gatos desde janeiro de 2003. Nos três primeiros anos, as idealizadoras Susan Yamamoto e Juliana Bussab tocaram, sozinhas, o projeto e conseguiram resgatar mais de 1.400 gatinhos em situação de risco e encontrar lares seguros para todos eles. Em 2006, novos gateiros se uniram a elas e, em 2007, a Adote Um Gatinho virou Ong e hoje conta com cerca de 50 voluntários.

Sediada em São Paulo, a AUG, além de procurar lares para animais abandonados, trabalha na conscientização sobre a importância da castração e posse responsável. Hoje, a Ong tem mais de 400 gatos em tratamento ou esperando um lar seguro em seu abrigo e nas casas dos voluntários. Em nove anos de atuação mais de 5 mil gatos já foram resgatados e doados. Todos são doados vermifugados, vacinados e castrados. Três veterinários fixos ajudam no socorro aos felinos, cobrando preços reduzidos. Embora, os custos mensais sejam altos (entre R$ 60 mil e R$ 80 mil por mês) não é cobrada taxa de adoção.

A Adote Um Gatinho vive de doações de pessoas físicas e da ajuda dos voluntários nos cuidados com os gatos. Outra forma de manter o abrigo é com a venda de produtos com a marca Adote Um Gatinho. São calendários, agendas, camisetas, chaveiros. Destaque para o material a campanha Gato Preto da Sorte e também o livro “Gatos Sortudos - histórias emocionantes de bichanos resgatados", de 2011, em que Susan Yamamoto e Juliana Bussab relatam diversas histórias, tanto de gatinhos que foram resgatados e agora vivem no conforto de um lar, quanto de suas próprias experiências como fundadoras da Ong.

No limite de sua capacidade, a Adote Um Gatinho só consegue aceitar um gato hoje quando outro é doado para a liberação da vaga. Os critérios de avaliação para adoção são rigorosos, por isto o candidato passa por um processo de avaliação. As entregas dos felinos são feitas pessoalmente na casa das pessoas. No ato da entrega, o adotante assina também um contrato de adoção, responsabilizando-se pela segurança e cuidados veterinários com o gatinho a partir de então, sob pena de ter o animal recolhido pela Ong.

Todos esses cuidados tiveram um resultado positivo. Reconhecida pelo empenho e trabalho que vem desenvolvendo, a AUG recebeu o prêmio Shelter of the Week, oferecido pela SPCA Internacional, uma organização inglesa que teve início em 1824, com a intenção de proteger cavalos de corrida dos maus tratos que recebiam.

Para ajudar a AUG, basta enviar um e-mail para informacoes@adoteumgatinho.org.br. Já os pedidos de ajuda a gatinhos abandonados devem ser enviados para resgates@adoteumgatinho.org.br.

 
     
 
 
 
 
 
 
Foto: Divulgação
 
 









______________________________________
Contato:
Ajude Um Gatinho
www.adoteumgatinho.org.br